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Coma o sapo (você tem evitado)

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Você já foi a um restaurante francês e descobriu que o menu era ininteligível? Então você pede ao garçom o especial de hoje e são … pernas de sapo. Gole.

Se é sua função comer um sapo, é melhor fazê-lo logo de manhã. E se é sua função comer dois sapos, é melhor comer o maior primeiro.

Por mais excêntrico que possa parecer, Mark Twain fez esta afirmação ousada no 19º século em que guaxinins, gambás, galinhas da pradaria e sapos eram comuns na culinária americana, especialmente no sul profundo. Apesar do valor do choque e da reação inicial das pessoas à ideia de sapos, eles são realmente nutritivos. Da mesma forma, comer o sapo é benéfico para sua produtividade.

o Comer o sapo método é Brian Tracysobre a reflexão de Mark Twain de que realizar uma tarefa de alto impacto (ou seja, aquele sapo feio que você tem evitado) logo pela manhã irá prepará-lo para o sucesso, tanto no curto quanto no longo prazo. Vamos ver como.

Os benefícios de comer o sapo

Com bastante prática, comer o sapo:

  • Melhora a concentração. O foco singular ajuda aqueles de nós que se distraem facilmente, uma vez que multitarefa é a maior farsa de produtividade de todos os tempos. Traz clareza de mente ao mesmo tempo em que garante que entendemos como dependências de tarefas conectem-se uns aos outros e, assim, visualize em que ordem concluí-los.
  • Aids com priorização. Isso leva a um ciclo virtuoso de progresso consistente e significativo. Estudos mostram que o progresso é, de fato, um preditor de felicidade, gerando um sentimento de realização no local de trabalho.
  • Dissipa o trabalho “ocupado”. Reduzindo o tempo de trabalho superficial (trabalho passivo ou reativo, por exemplo, respondendo a e-mails, threads do Slack, participando de reuniões) longe do trabalho profundo (trabalho ativo, por exemplo, delinear um projeto, esboçar uma proposta, programar, corrigir um bug). Ele aborda aquele falso senso de produtividade – verificando coisas da sua lista que não o levam a nenhum progresso significativo.

Comer o sapo livra você da alta de dopamina

Como acontece com os pratos exóticos, alguns adoram, outros temem. Por um lado, existem os empreendedores e os superdotados, que têm pouco ou nenhum problema em comer suas rãs, principalmente porque não são incomodados por fatores internos ou externos. Por outro lado, a maioria das pessoas luta contra isso devido à aversão a tarefas desagradáveis ​​e desagradáveis ​​ou devido à procrastinação, perfeccionismo ou síndrome do impostor.

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Para ser honesto, você nem sempre pode fazer o que gosta. A dopamina desencadeia a saliência do incentivo, que diz “Eu sei como é o prazer, e este sapo feio com certeza não é”.

Embora a dopamina não crie prazer, ela prepara seu cérebro para lidar com as informações que chegam como prazerosas (uso compulsivo da Internet e da mídia social) ou desagradáveis ​​(trabalhar naquele relatório tedioso). Ao comer esse sapo, você reduz o tempo gasto em comportamentos problemáticos (procrastinação, compulsão pela Internet), pois cria o hábito de trabalhar profundamente.

DICA: Resista à tentação de facilitar o seu caminho para o trabalho abordando primeiro algo servil (ou pior, entregando-se a distrações divertidas), especialmente se você for um freelancer. Se você trabalha remotamente, certifique-se de não começar com uma distração divertida para facilitar seu caminho para o trabalho.

Então, continue com nossa metáfora. Vá em frente e coma o sapo.

Qual é a aparência do sapo?

Seu sapo não é algo que você adora fazer. Seu sapo também não é uma tarefa urgente. Não é do tipo “fazer ou morrer”, caso contrário, já teria sido realizado.

Seu sapo também é uma tarefa difícil ou uma tarefa importante. Pior ainda, seu sapo pode ser ambos. Se você for realmente azarado, também é o mais chato que pode ser.

Use o Matriz de decisão de Eisenhower para separar sapos de girinos (tarefas sem importância ou de baixa prioridade). Pergunte a si mesmo: você adiou uma tarefa significativa desde que se lembra e não pode lidar com ela porque o simples pensamento cria ansiedade? Tire-o do seu acúmulo – sapos mortos exalam um fedor terrível.

O controle da parcela: enfrentar o seu mais feio 1 rã. Enquanto outros tratam de 3 a 5 sapos feios, é bom começar comendo apenas um. Não coma demais, caso contrário, você pode não querer fazer de novo. O mesmo acontece com a corrida – você não corre 5 km no primeiro dia de treinamento. Comece aos poucos, apesar do seu entusiasmo para conseguir mais. Do contrário, você ficará paralisado pela crescente carga de trabalho e pelas expectativas irrealistas de si mesmo.

Quando você deve comer esse sapo?

Programe-o logo após sua rotina matinal. Defina um horário em sua programação para que você trabalhe ininterruptamente por no máximo 4 horas. Ou melhor ainda, estabeleça um prazo mais apertado. Se você levar quatro horas para concluir uma tarefa, tente reduzi-la à metade. Lei da Produtividade de Parkinson jura por sua eficiência.

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O paradigma da cotovia contra a coruja. Uma abordagem mais matizada consiste em quatro cronotipos: leão, urso, lobo e golfinho. Mesmo se você não for uma pessoa matutina, coma aquele sapo assim que a névoa do seu cérebro se dissipar. Pode ser das 8h às 10h (leões e ursos) ou a qualquer hora após o meio-dia (lobos e golfinhos). Encontre o prazo certo para você. Teste, aprenda, reitere.

Use um rastreador de tempo como Paymo. Usando-o de forma consistente, você poderá estimar quanto tempo uma tarefa leva em média e fazer estimativas melhores no futuro. Sem mencionar que você também pode explicar sua resistência mental.

captura de tela do paymo

Tamanho da porção: termine um sapo em 1-4 horas. A chave é tê-lo em pedaços consideráveis. Se você engolir o sapo inteiro, provavelmente vai engasgar. Se sua tarefa não estiver claramente definida ou SMART, mas vaga (por exemplo, relatório de conclusão), você provavelmente irá procrastinar.

Preparando-se para comer o sapo

Suponhamos que este prato precise de muitas horas no fogão lento. Então, você teria que fazer isso com antecedência: peça seu sapo na noite anterior, o mais tardar.

  • Planeje a noite anterior. Não dê tempo ao seu cérebro sonolento para escolher o que fazer de manhã cedo – você pode se sentir confortável demais e escolher a tarefa mais fácil, o que é contraproducente para este método. Além disso, na maioria das vezes, as pessoas têm uma boa noção de sua programação e clareza suficiente na noite anterior para saber o que deve ser feito no dia seguinte.

  • Configure seu ambiente de trabalho. Um truque incrível da culinária é configurando, a “implementação” de tudo que você precisa antes de começar a trabalhar em sua tarefa. Configure seu espaço de trabalho para que seja propício para um trabalho profundo. Tenha seu laptop e materiais de pesquisa prontos, seu papel de carta, se necessário, e uma mesa limpa para clareza mental. Se você pode fazer o configurando na noite anterior, melhor ainda!

Como comer o sapo

  1. Modo eremita: LIGADO. Se a natureza do seu trabalho ou tarefa permitir, use uma sala vazia, sem possíveis distrações. Tranque a porta. Trabalhe offline, se possível. Desligar notificações. Use bloqueadores de Internet. Desligue o smartphone ou, melhor ainda, deixe-o em outra sala. Veja o que funciona para você. O que eu digo a mim mesma: “Alexa, você tem uma escolha – você pode comer seu sapo ou morrer de fome”. Isso se traduz em “Você pode trabalhar em sua tarefa ou fazer nada mais em absoluto”. O medo do tédio é uma boa cura para tudo.
  2. Monotarefa. Você já está monotarefa trabalhando em uma tarefa em vez de fazer malabarismos com atividades de trabalho superficiais e profundas a cada minuto. Mesmo assim, tente realizar uma tarefa única, mantendo uma guia aberta por vez ou lendo um artigo de pesquisa por vez.
  3. Lute contra a resistência mental, o desejo de procrastinar. Sentindo-se distraído? Jogue mentalmente essas distrações em um pedaço de papel e diga a si mesmo que vai lidar com elas durante suas sessões de trabalho rasas. Eu pessoalmente tenho um registro chamado “pensamentos fugazes” que anoto o tempo durante a semana. Sentindo-me? Resista à tentação de assistir a vídeos do YouTube sem pensar ou verificar as atualizações nas redes sociais. Essas interrupções o desviarão de sua tarefa e gerarão muita culpa e frustração.
  4. Saiba quando fazer uma pausa. Trabalho em 25 min ou 50 min tomate sessões. Fazer uma pausa permite que seu cérebro empurre a tarefa para o Atrás da cabeça (Alemão para “parte de trás do seu cérebro”) para encontrar soluções durante as sessões desfocadas. Este Eurika! O momento chegará, desde que você faça algo relaxante, como dar um passeio, cochilar ou tocar música.
  5. Pratique a autocompaixão. Perdoe-se por ficar para trás, por ceder à procrastinação. Se você falhar hoje, perdoe-se e tente novamente amanhã. Certifique-se de dar a si mesmo uma lousa mental limpa, do contrário, a culpa, a frustração e o ressentimento, juntamente com a pesada carga de trabalho, irão paralisá-lo.
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Desfrute de sua refeição!

Ao comer o sapo – também conhecido como construir o hábito de um trabalho profundo e significativo – você se coloca no caminho mais rápido para atingir seus objetivos e fazer um progresso que realmente conta.

Então, da próxima vez que você se encontrar em um restaurante francês chique, peça aqueles Pernas de rã provençal e lembre-se de como é satisfatório sair da sua zona de conforto e ir em frente! Afinal, os sapos são um gosto adquirido. Bom apetite!

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