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Chuveiros e banhos de frioEstimule Yang e Qi

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  • Qual é a melhor maneira de tomar banho frio, para que machuque menos e faça o melhor?
  • Qual a melhor temperatura?
  • Quem NÃO deve tomar banho frio e tomar banho?
  • Quando você deve tomar um banho frio?
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Benefícios de chuveiros e banhos frios

Você não precisa ser um guerreiro samurai ou manter a forma! Homens: uma vez que as mulheres compreendem os benefícios, muitas adquirem o hábito e adoram! Realmente não é tão difícil de começar. Mulheres: muitos homens fazem isso há séculos, então por que não você? (Veja acima: Samurai Girl © Ioana Grecu na Dreamstime.com)

Do ponto de vista médico chinês –

  • por que você poderia se beneficiar deles? e
  • qual é o caminho certo para tomar banho frio?

What Scientific Há evidências para Benefícios do chuveiro frio?

Se o que você procura é pesquisa científica moderna, clique em evidências de banho frio e volte aqui para obter a teoria e os conselhos da medicina chinesa.

Por que os chuveiros frios beneficiam Yang

Para a saúde, seu corpo se esforça para manter o equilíbrio entre Yin e Yang. Em quase todos os momentos, um ou outro predomina.

Por exemplo, se você estiver conversando com um amigo, estará exibindo mais energia Yang do que ele. Quando ele fala e você ouve, você é mais Yin e ele é mais Yang: você é receptivo e ele é ativo.

Em seu próprio corpo, seu corpo é

  • aquecendo você, por exemplo, em um dia frio por atividade física ou inclinando-o a usar mais ou buscar uma fonte de calor externo, ou comer algo, ou tremendo
  • em um dia quente, esfriando você transpirando e enviando sangue para a parte inferior da superfície da pele, incentivando você a desnudar a pele ou a beber mais

Em um banho quente, sua pele fica rosada, você transpira e relaxa. Eles mostram seu corpo fazendo o possível para esfriar você. Aqui ele exerce o Yin Qi, fazendo o possível para dissipar o calor.

Por outro lado, em banhos frios, você estremece, os poros da pele se fecham e você tende a contrair músculos. Aqui, seu corpo exerce energia (Qi) para mantê-lo aquecido, especificamente o Yang Qi.

Você pode perceber que, salvo em situações excepcionais, após um banho ou ducha quente que dura mais de alguns segundos, você sentirá Menos enérgico. Seu corpo tem que trabalhar bastante para esfriar você.

É por isso que um banho quente antes de dormir ajuda você a se tornar soporífico e, do ponto de vista yin e yang, ele aquece temporariamente você – mais yang – mas faz com que sua energia yin esfrie você.

Quando você se deita, essa energia yin é ‘motorizada’ e ajuda a abaixar o yang para acalmar a mente e o corpo e, assim, ‘subjugar’ o yang até o ponto em que você adormece facilmente.

Chuveiros e banhos de frioEstimule Yang e Qi 1

Da mesma forma, se em clima quente você liga o ar condicionado do carro, em carros pequenos, você pode ouvir o motor funcionando. Certamente consome combustível mais rapidamente com o ar condicionado ligado, e o mesmo ocorre com o seu corpo em um banho longo e quente.

(Da mesma forma, nadar rápido em caloroso a piscina é muito cansativa porque seu corpo também precisa se esforçar muito para refrescar você, usando sua energia mais rapidamente.)

Em clima frio, o motor do seu carro não consome muito combustível extra, porque o calor que ele gera de qualquer maneira é simplesmente desviado para a cabine em vez de ser resfriado no radiador: menos combustível é necessário.

Então aqui está o resultado. Resfriar você gasta mais combustível do que aquecê-lo. Ambos exigem Qi que o corpo encontra a partir de seus próprios recursos, mas no calor ou depois do calor você se sente mais cansado do que no frio.

É claro que não estou falando de uma exposição muito longa ao frio, que excede sua capacidade de manter o calor e pode acabar matando você, mas de breves e controladas explosões de exposição ao frio.

Se você foi exposto ao frio por algum tempo e perdeu a temperatura central, você se sentirá lento e rígido até poder ser aquecido novamente, em um banho ou no sol. Não é essa a situação que estou falando aqui.

A teoria médica chinesa resume isso de forma mais sucinta:

  • No extremo Yin, você cria Yang. A energia Yang é usada para mover, mudar e proteger seu corpo. (Se você não tem energia Yang, ou seja, Yang é deficiente, você tende a sentir frio.)
  • No extremo Yang, você cria o Yin. A energia Yin é usada para nutrir e descansar seu corpo. (Se você está com falta de energia Yin, como na deficiência de Yin, costuma se sentir um pouco quente ou inquieto.) Pessoas com deficiência de Yin ficam mais exaustos com o clima quente e úmido do que com pessoas com deficiência de Yang.
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Nos chuveiros frios – e nos banhos – que são curtas rajadas de frio, seu corpo produz mais Yang.

Yang Qi protege você

O ‘Wei’ Qi, o tipo de Yang Qi que parece mais próximo do conceito científico ocidental de Função Imune, é aumentado se o seu Yang Qi for aumentado.

É um pouco como irritar alguém para reagir. Dependendo da autodisciplina dos pais, os filhos pequenos descobrem rapidamente como isso funciona em benefício ou custo: a criança faz um barulho e alguém chega para verificar se está bem. Ele faz a mesma pergunta repetidamente até que ele tenha uma reação.

Nossos corpos são iguais. Dê-lhes um estímulo e eles reagem. Um pequeno estímulo produz uma boa reação. Um enorme estímulo pode matar.

Por exemplo, se na calada da noite de inverno você for arrancado de sua cama e jogado no mar ártico gelado com pouco ou nada, você sobreviverá por quase um minuto. Então você está morto.

Detalhes da imagem: Lago CongeladoID: 108321 © Ichtor | Dreamstime Stock Photos

Chuveiros e banhos de frioEstimule Yang e Qi 2

No entanto, se após uma boa noite de sono
você ainda está lento e com sono, molhe seu rosto com água fria e você
acordará rapidamente.

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Lembre-se de “The Hustler”, onde Paul Newman tocou um
 jogador de bilhar pequeno? Ele aprendeu a ficar acordado e alerta, espirrando o rosto com água fria, em vez de beber álcool.

É uma demonstração de uma observação antiga, quase uma “lei”, que pequenos estímulos beneficiam, mas enormes estímulos destroem.

Outro exemplo: uma festança na cabeça com um martelo pode ser o seu fim. Um tapa no seu rosto provoca você.

Chuveiros Frios são fontes de Yin que provocam seu Yang a responder

Se você se pergunta qual é o resultado de um banho ou duche frio, o resultado é o seguinte:

  • você se sente energizado
  • sua pele brilha
  • você se sente alerta
  • você começa a se sentir quente

Aqui está outra vantagem! – Embora emergir de um banho ou chuveiro quente em um banheiro ou quarto frio faça com que você sinta frio, você não notará quando sair de um banho frio. De fato, muitas vezes o ar frio é quente!

A longo prazo, as evidências científicas apóiam a afirmação de pessoas que tomam banho frio regularmente que sua circulação melhora e que adoecem com menos frequência. Além disso, eles se sentem mais positivos.

Yang Qi aquece, move e protege

Yang Qi pode ser estimulado, como descrito. Um tapa no rosto, uma piada irritante em você, uma picada de inseto … todos provocam uma resposta Yang de um tipo ou de outro.

Mas uma dose de Yin faz isso também e, ao contrário de um tapa, uma piada ou uma mordida, o que pode ser perturbador, os banhos frios deixam você se sentindo ótimo!

Um caminho certo e um caminho errado

A maneira correta de tomar um banho frio, se você é novo nisso, é a seguinte.

  • 1. Tome um banho quente, como de costume. Use seu shampoo / sabão normal e limpe-se como costuma fazer, lavando o sabão depois com água morna. Se você lavar o cabelo também, melhor ainda.
  • 2. Comece a fazer o que eu chamo de respiração ‘fole’. Isso significa que você começa a respirar fundo, o mais rápido possível. Não importa se é pelo nariz ou pela boca, use ambos os meios, embora a respiração do nariz seja mais difícil, mas se considere melhor. Ao mesmo tempo, dobre levemente os joelhos, para poder saltar para cima e para baixo enquanto respira. Para gerar um pouco de energia enquanto você respira, faça-o rápida e vigorosamente. Qualquer pessoa que esteja do lado de fora do banheiro deve poder ouvi-lo! Esse processo gera o Yang Qi e, se você continuasse por muito tempo, seria cansativo.

  • 3) Mas você não vai fazer isso por muito tempo! – Porque, ao fazê-lo, você liga o chuveiro a meio caminho para o frio. (Pessoalmente, eu acho que é ainda melhor virar o mais frio possível, mas se você estiver lendo isso no inverno e sua água fria estiver quase congelando, isso pode ser um pouco chocante! esfriar, não frio. Mais tarde, seja mais corajoso!)
  • 4. Ao diminuir a temperatura, vire as costas para que a água toque diretamente no topo da sua coluna, entre os ombros, logo abaixo do pescoço. Você está mirando a primeira de suas vértebras torácicas se quiser ser exato, mas não se preocupe muito exatamente onde, desde que esteja na parte superior das costas. Se você lavou o cabelo, treine a água primeiro no ponto mais alto do couro cabeludo, enquanto você fica de pé, embora eu prefira começar com a parte superior das costas antes de ir para o couro cabeludo.
  • 5. Continue respirando o fole, bombeando!
  • 6. Se você começou no couro cabeludo, depois de dizer dez segundos lá, deixe a água tocar na parte superior das costas por 10 segundos (provavelmente cerca de 10 bombas rápidas dos pulmões).
  • 7. Depois de dizer dez segundos na parte superior das costas, deixe a água tocar na parte inferior das costas por 10 segundos, depois nos ombros, depois na região do bumbum e anal (dez segundos) e nas costas das pernas (dez segundos cada).
  • 8. Continue berrando as respirações!
  • 9. Só então vire-se e transfira o chuveiro primeiro para a parte superior do peito, logo abaixo do pescoço, na frente. Dez segundos.
  • 10. Finalmente, treine a água na parte inferior do tórax, no abdome e na área genital – dez segundos antes rapidamente novamente na parte superior das costas por alguns segundos finais.
  • 11. Depois desligue a água e volte à respiração normal.
  • 12. Sinta o brilho! Esfregue-se vigorosamente incluindo o seu cabelo. (Com o tempo, se você for corajoso o suficiente, verá que secar o cabelo com uma toalha produz cabelos com melhor aparência do que com um secador de cabelo. No entanto, você não pode modelar o cabelo tão bem assim.) Vista-se e aproveite um dia com mais primavera do que o café poderia lhe dar.
  • 13. Eu disse 10 segundos em todos os lugares, mas nas primeiras vezes, por todos os meios, faça 5 (cinco) segundos em cada lugar.
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Uma pequena dica: salvará as recriminações dos não iluminados. Depois de desligar o chuveiro, retorne o nível de temperatura da água para onde você o encontrou – provavelmente quente ou quente.

Caso contrário, o próximo usuário poderá discutir o assunto com você, possivelmente de forma assertiva.

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O que vem a seguir para seus chuveiros frios?

  1. Quando estiver pronto, da próxima vez, após o banho quente, baixe imediatamente a água para fria, ou seja, o máximo possível. Não faça devagar, rápido! Mas …
  2. Sempre faça o fole respirar.
  3. Aumente gradualmente o tempo em cada área, de 10 segundos para 20 ou mais segundos.
  4. Não se permita esfriar. (O quê? Eu ouvi você dizer! O quê? !!!) Sim, pare imediatamente se você estiver tremendo violentamente por mais de alguns segundos. Não me refiro a arrepios ou um arrepio leve quase de antecipação, mas tremendo incontrolável. Se isso acontecer, você excedeu os limites do seu corpo e deve sair do chuveiro, seque vigorosamente e se vista para se aquecer. Eu não recomendo aumentar o aquecimento novamente, embora muitos o façam.
  5. Por que o tremor incontrolável ocorreu? Provavelmente porque você não gerou energia Yang suficiente com o fole respirando, ou está sofrendo uma invasão do vento frio ou de outra doença, que estaria presente antes de você tomar banho.
  6. Não deixe isso te desencorajar! Apenas volte ao regime (a menos que esteja sofrendo de vento frio ou outra doença) e siga as etapas com mais cautela. Mas sempre faça o fole respirar.
Cabeça de chuveiro 2

Cuidados e fazer e não fazer

Não tome banho frio se:

  • Você está grávida (embora eu conheça muitas mulheres grávidas que acham que os banhos frios regulares as mantêm com melhor saúde do que nas gestações anteriores antes de adotar o regime). Mas mesmo feito gradualmente, isso pode ser um choque para o seu sistema, se você é novo. Então, se você está grávida e toma banho frio há algum tempo, OK, você conhece melhor o seu corpo!
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  • Mas para iniciantes que estão grávidas, talvez seja melhor esperar até depois que o bebê nascer.
  • Você está doente – ou seja, não está se sentindo bem, com febre ou outro problema. Nessas circunstâncias, um banho ou chuveiro quente pode ser melhor sem o banho frio. Lembre-se, se você estiver doente, existem outras regras. Além disso, ‘pessoas doentes tomam decisões doentes’ então você provavelmente faria algo errado!
  • Você está cansado ou com frio. Por exemplo, embora muitas pessoas tomem um banho frio antes de dormir, em geral é provavelmente melhor para a maioria tomar um banho quente (não quente) antes de dormir e gradualmente esfriar na cama. A razão para não tomar um banho frio na hora de dormir ou se estiver cansado ou frio é que você pode achar mais difícil aumentar sua energia Yang com o fole respirando. Além disso, para alguns, aumentar nossa energia Yang na hora de dormir é contraproducente porque você está tentando se acalmar, e ter muito Yang por perto o deixa acordado ou inquieto.
  • Se você está cansado ou frio e não é hora de dormir ou em qualquer lugar próximo a ela, tome um banho quente para aquecer. Depois de aquecer adequadamente, faça uma pausa rápido chuveiro frio como explicado, mas com Muito de intervalos de tempo mais curtos em cada posição: não 10 segundos em cada local, mas apenas 2 segundos em cada local.

Por que tomar Cold Showers dessa maneira?

A razão para tomar banho frio, como explicado, é que esse método se concentra na construção da energia Yang em seu corpo. Essa energia Yang o torna melhor em responder a todos os tipos de estímulos, agradáveis ​​e desagradáveis.

  • A respiração do fole gera Qi. Quando você usa uma marcha mais baixa em seu carro para subir montanhas ou puxar uma caravana, você acelera o motor. Essa aceleração gera calor e energia. Ao respirar o fole, você faz o mesmo. Isso deixa seu corpo pronto para qualquer coisa.
  • Seu couro cabeludo e parte superior das costas são onde todos os seus canais de acupuntura Yang se reúnem. Ao começar por lá, você utiliza primeiro a área Yang mais natural do seu corpo.
  • Uma das áreas mais yin do corpo é a parte inferior da frente, ou seja, o abdome. Você joga a água lá somente depois de “convocar” a energia Yang em qualquer outro lugar.
  • (Da mesma forma, se você é atacado por alguém, a resposta natural é afastar-se ou fugir. Se você não pode fugir, enrola-se em volta do importante centro Yin em seu abdômen. Em outras palavras, a resposta natural é transformar as áreas de Yang em assaltantes para proteger a área de Yin.)
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E se você é deficiente em Yin?

Se você é deficiente em Yang, obviamente esse regime é excelente, porque estimula Yang.

Mas se você é deficiente em Yin, o aumento do Yang não piorará sua condição?

Resposta Não. Como você precisa que o Yang crie o Yin, isso ajuda a direcionar sua energia ao redor do corpo, incentivando-o a se equilibrar novamente.

O benefício aqui vem nas horas após o banho, não tanto durante ele, apesar de ser deficiente em Yin, você provavelmente se sente um pouco mais quente do que o habitual, para que a água fria seja agradável.

No entanto, pessoas com deficiência de Yin devem começar com intervalos mais curtos: não 10 segundos em cada lugar, mas apenas 2 ou 3 segundos.

E fique com legal chuveiros por mais tempo antes de se aventurar frio.

O que mais e os banhos frios?

  • A hidroterapia tem muitos benefícios, vale a pena ler sobre
  • Frio banhos são o próximo passo. Um pouco mais completo. Comece com Cold Chuveiros. Além disso, você pode quebrar um dedo do pé pulando no banho frio, como meu pai fez uma vez.

Resumo de Chuveiros Frios

  1. Não se estiver grávida, com frio, doente ou cansado.
  2. Tome um banho quente e lave com sabão / shampoo primeiro.
  3. Fole respirando.
  4. Abaixe a temperatura da água.
  5. Comece no couro cabeludo (se você lavou o cabelo) ou na parte superior das costas.
  6. Em outras superfícies Yang: costas e pernas, lados.
  7. Só então nas superfícies Yin: frente e abdômen.
  8. Termine com um breve retorno à maioria das superfícies de Yang – parte superior das costas.
  9. Seque-se vigorosamente e vista-se imediatamente.

Um pequeno aviso! ÚMIDO!

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A natação é um ótimo esporte e ajuda milhões de pessoas a apreciar o corpo e a manter a forma.

Mas muito tempo em condições de umidade, quente ou frio, (ou mesmo sentado demais em um traje de banho molhado) pode produzir uma síndrome na medicina chinesa chamada DAMP.

Ninguém quer Damp. Procure!

A partir desta página, em Chuveiros frios, descubra as evidências científicas e anedóticas para chuveiros frios.

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