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Alimentos fermentados e seu fígado

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Alimentos fermentados realmente ajuda seu fígado e vesícula biliar a funcionar melhor. Do ponto de vista dos 5 elementos, eles são classificados como ‘azedos’. [Sour foods assist the Wood element. How? They stimulate the digestion just as sucking a lemon makes your mouth water.] Fermentar um alimento faz com que ele dure mais e também torna mais fácil de digerir. Além disso, aumenta os insetos benéficos no trato digestivo, aqueles que o ajudam a evitar doenças.

Alimentos fermentados são consumidos há milhares de anos. Eles ocorrem naturalmente. Na verdade, você não pode impedir a fermentação dos alimentos nas condições certas.

Muitas bebidas alcoólicas, incluindo o uísque, chegam depois de embeber e aquecer um grão de cereal (cevada, para uísque) para converter os amidos em açúcares que são fermentados em álcool. Algo semelhante vale para cerveja, vinho e qualquer bebida alcoólica. Com o uísque eles destilam a mistura alcoólica, que concentra os compostos voláteis e do armazenamento em barris de carvalho e com o tempo (pode ser muitos anos) vai produzir o sabor maravilhoso com que a Escócia pretende dominar o mundo.

Lembre-se, você tem que ter cuidado, pois qualquer um pode fazer comida mofada! Mas se você souber como, muitos alimentos podem ser incentivados a fermentar. Assim como a primavera renova a vida, a fermentação é uma forma de crescimento. A teoria nutricional chinesa acredita que esse “fator” de crescimento auxilia fortemente as ações do seu fígado e da vesícula biliar.

Abaixo estão alguns conselhos sobre como fazer isso, mas aqui estão alguns dos alimentos que diferentes culturas aprenderam a fermentar. Muitas culturas se especializaram ou se tornaram conhecidas por um fermento específico, mas, na verdade, estão disponíveis para todos nós.

Fazê-los exige apenas um pequeno esforço e as recompensas são ótimas!

(A propósito, os alimentos fermentados não são os únicos que beneficiam o seu fígado. Leia também os alimentos para aumentar o sangue e nossa página sobre Nutrição. Essa página de Nutrição também inclui livros que você gostaria de ler para obter mais informações.)

Alimentos fermentados estão esfriando

Cuidado! A fermentação torna os alimentos mais “refrescantes” em seu corpo. Isso não é bom se você for uma pessoa com frio – alguém que sempre sente frio. Mas mesmo as pessoas com boa circulação não devem comer alimentos fermentados em excesso.

Leia mais em Alimentos frios.

Você pode gostar da nossa página Como se aquecer se estiver sempre com frio.

Vegetais fermentados

Legumes em conserva significam coisas diferentes em culturas diferentes.

No Ocidente, geralmente significa pegar o vegetal maduro e limpo e preservá-lo em vinagre ou às vezes com sal (tradicionalmente, eles usavam ‘salmoura’, que é água do mar).

Mas preparado como descrevo abaixo, o processo químico que deriva das enzimas naturais presentes no ar (essas enzimas são muito difíceis de lavar, o que é uma sorte, pois fazem o trabalho de fermentação!) – com o tempo, inicie um processo que termina com um alimento naturalmente ligeiramente ácido. Não há necessidade de adicionar vinagre!

Assim, o repolho se transforma em chucrute, por exemplo. Os coreanos fazem kimchi com repolho e rabanete com cebola, alho e gengibre e outros ingredientes da cultura local. É bem picante, mas é assim que eles gostam.

Soja fermentada

A soja é uma fonte de proteína. Na sua forma natural, muitas vezes não são comidos “como estão” na cultura oriental.

No Ocidente pode-se comprar leite de soja (feito de grãos de soja moídos e água), mas não foi preparado da maneira oriental que consiste em fermentar a soja que a torna mais fácil de digerir e mais benéfica.

Grãos de soja quando fermentado produza algo de que a sua digestão realmente goste e que a estimule a produzir mais da microflora digestiva que o mantém bem.

Fermentos típicos de soja incluem missô e Tamari, shoyu e natto embora alguns deles sejam baseados em grãos.

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E quanto ao conteúdo de sal?

Quando você os compra na forma produzida comercialmente, notará que eles têm alto teor de sal.

Mas normalmente você os tomaria em pequenas quantidades, então o teor de sal não é tão importante. E, de qualquer forma, o sal é um ingrediente importante na alimentação – mas não nas enormes quantidades que muitos ocidentais gostam. Outros alimentos sem sal em uma refeição diluiriam o sal do missô.

Se você colocar missô em sua torrada, como marmite, então sim, você pode estar comendo muito sal.

Alimentos lácteos fermentados

Muitas culturas produziram fermentos de leite. Isso torna o leite mais digerível e ajuda a durar mais tempo sem se degradar.

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A maioria dos ocidentais está familiarizada com iogurte, embora muitos produtos vendidos como iogurte pareçam não incluir leite fermentado! Você precisa inspecionar o conteúdo para ver se eles incluem culturas de fermento.

Em alguns casos, eles apenas Adicione-os para o leite, então não os produza enzimaticamente fermentando-o!

Além disso, se depois de fermentá-lo, eles pasteurizaram o leite a 70 ° C, provavelmente poucos benefícios do fermento permanecerão. Então procure não pasteurizado produtos que contêm as enzimas de que você precisa. Kefir, iogurte, leitelho e lassi são exemplos.

copo de vidro transparente com líquido branco
Kefir – Foto de Alison Marras

O queijo também é feito de leite e envolve alguma fermentação.

Como mencionado, a fermentação tende a tornar os alimentos ‘mais frios’. É por isso que o lassi é frequentemente dado para equilibrar as ervas quentes na culinária indiana e iogurte com pepino para esfriar.

Mas muita comida fria esgota as reservas de Yang do Estômago.

Então, do ponto de vista quente e frio, poucas refeições devem incluir muito iogurte, muito menos uma refeição de iogurte por conta própria: A medicina chinesa consideraria este um prato muito desequilibrado – demasiado frio.

Bebidas fermentadas

Como a fermentação tende a tornar as bebidas mais refrescantes, elas são refrescantes. Mas tome cuidado para não beber demais! (Para entender o porquê, leia nossa página sobre o efeito do excesso de comida fria.)

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Claro, se o álcool for produzido, no momento em que você o bebe, não muito do fermento permanece em destilados como o uísque, então o efeito é aquecedor. Mas em muitas cervejas artesanais você pode definitivamente sentir o gosto do fermento, fazendo com que as cervejas geralmente esfriem. E, você tende a bebê-los frios, até mesmo gelados, o que os torna ainda mais refrescantes. Não é bom se você é uma pessoa naturalmente fria!

Se você sofre de hipertensão (pressão alta), como o álcool tende a aquecer, aumentar o yang, o álcool não é uma boa ideia para você, embora um pouco – muito pouco! – pode ajudá-lo a relaxar.

Melhor seria tomar bebidas fermentadas como kombuchá. Não são alcoólicos e tendem a esfriar, aumentando o Yin. Esse Yin extra ajuda a neutralizar o excesso de Yang que produz sua hipertensão. Portanto, as bebidas fermentadas não alcoólicas podem ajudar a reduzir a hipertensão. Mas não muito, caso contrário, ele dissipa a energia Yang do Estômago, enfraquecendo a digestão e fazendo você se preocupar, o que aumenta o yang novamente e eleva a sua pressão arterial!

Outras bebidas fermentadas não alcoólicas incluem vinagre de maçã, vinho de arroz e vinagre comum, embora normalmente não haja muito fermento no vinagre comprado em lojas.

Pão Sourdough

pão de massa fermentada na mesa de madeira marrom

Dependendo do grão que você usa, pode ou não incluir glúten. Muitas pessoas são sensíveis ao glúten.

Durante a preparação do pão, o padeiro usa enzimas que são naturais no ar ou que introduz de culturas que comprou para fornecer o fermento. Isso ajuda a tornar o grão mais digerível, portanto, se você acha que é sensível ao glúten, experimente uma variedade de pães de massa fermentada para ver quais ajudam a digerir melhor.

Embora essas enzimas fermentem o pão, dando-lhe um gosto ligeiramente azedo, a temperatura do forno usada para assá-lo mata muitos dos produtos do fermento, de forma que você não obtém muito ao comê-lo.

Mas você vai conseguir alguns a menos que o pão esteja superaquecido. Esses fermentos aumentam seu micro-bioma, o sistema imunológico em seu intestino.

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