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7 rotinas matinais para aumentar a produtividade

7 rotinas matinais para aumentar a produtividade
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Quer você os ame ou odeie, as manhãs trazem uma nova oportunidade para conquistar o mundo e vencer.

Sua rotina matinal define o tom para o seu dia inteiro. Então, por que não começar com o pé direito? Esses 7 hábitos podem turbinar seu cérebro e fornecer uma explosão positiva de produtividade.

Não se preocupe: você não precisa acordar às 16h ou incluir todos os hábitos durante a manhã para ver os benefícios. Escolha aqueles que fazem sentido para você e experimente a mistura até atingir o seu ritmo.

1. Sincronize sua agenda de sono – e pule a soneca

Acordar na mesma hora todos os dias – sim, até finais de semana – coloca o ciclo natural do sono do seu corpo para trabalhar para você. (Dica: você também vai adorar uma hora de dormir consistente.) Isso torna mais fácil saltar para fora da cama e sacudir a inércia do sono – aquele sentimento tonto que deixa seu cérebro em uma névoa nebulosa.

Regular sua programação do sono pode não parecer divertido, mas pode render desempenho: 89% dos adultos nos EUA com excelente saúde do sono dizem que se sentem muito eficazes em fazer as coisas, em comparação com apenas 46% dos que dormem mal.

Lembre-se de que o botão adiar não é seu amigo. Dormir com soneca pode parecer uma boa maneira de esgueirar-se em alguns zzzs extras. Mas os sinais de vigília vs. sono do seu cérebro ficam confusos, fazendo você se sentir ainda pior quando finalmente sai da cama.

2. Deixe seu telefone em paz.

O especialista em desempenho cerebral Jim Kwik sugere ficar longe do seu smartphone pela primeira hora do dia. Por quê? Porque seu cérebro é altamente sugestionável quando você acorda. O impacto da dopamina que você obtém ao mergulhar de cabeça no dispositivo treina seu cérebro para se distrair e pode ser difícil controlá-lo quando chegar a hora de começar a trabalhar.

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Mas essa não é a única desvantagem. Acordar com notícias negativas ou um e-mail estressado também pode afetar seu humor. Comece o seu dia com um impulso positivo, dando tempo ao seu cérebro para construir suas defesas naturais antes de bombardeá-lo com mídia digital.

Não tem certeza de que você pode fazer isso? Use um despertador real para acordar de manhã, em vez do telefone, para evitar a tentação.

3. Faça sua cama

Sua mãe estava certa. Arrumando sua cama todas as manhãs é uma ótima maneira de começar o seu dia.

E a pesquisa a apóia: uma pesquisa da National Sleep Foundation descobriu que 67% das pessoas com o hábito diário (ou quase diário) de fazer a cama dormem consistentemente de boa noite, em comparação com apenas 15% das pessoas que fazem a cama algumas vezes dias por mês ou menos.

Além de criar um ambiente de sono limpo e bem-vindo, sua cama ficará bem. Você pode cumprimentar o dia com uma sensação de realização antes mesmo de sair de seus PJs. ✅

4. Pratique meditação consciente

É fácil irromper na pressa da manhã sem tomar um momento para respirar. A meditação permite que você faça uma pausa proposital e absorva a quietude antes que a ocupação se inicie.

Meditação não reduz apenas o estresse. Também ajuda você a dominar sua mente, facilitando a manutenção do foco e a não negação das distrações.

Apenas 4 dias de meditação consciente podem melhorar sua capacidade de manter a atenção, de acordo com um estudo, e os efeitos positivos se estendem além do momento consciente. Um pesquisador de Harvard descobriu que a atividade cerebral em pessoas que aprenderam a mediar permaneceu estável, mesmo ao executar tarefas diárias.

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Não sabe por onde começar? Tente se concentrar na respiração por 5 minutos ou permita que aplicativos como o Calm ou o Headspace sejam o seu guia.

5. Coloque a caneta no papel

Se você já leu O Caminho do Artista de Julia Cameron, você provavelmente já ouviu falar do conceito dela do Morning Pages. Veja como funciona:

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  • Escreva 750 palavras (ou 3 páginas inteiras) o mais rápido possível, depois de sair da cama. Você quer aproveitar seu cérebro em seu estado recém despertado antes que seu crítico interno esteja em pleno vigor.
  • Ir para o fluxo de consciência sobre o trabalho polido. Anote o que lhe vier à mente – não importa quão tolo ou mundano possa parecer – e evite editar ao longo do caminho.
  • Use uma caneta e papel em vez de um computador ou máquina de escrever. A ciência mostra que a caligrafia libera mais criatividade e ativa regiões do cérebro semelhantes à meditação.

Você não precisa se considerar um escritor para colocar o Morning Pages para trabalhar para você. Não se trata de criar uma obra-prima. Trata-se de limpar a desordem mental para abrir espaço para a criatividade.

Eu tentei o conceito Morning Pages pela primeira vez no ano passado. Em vez de contar palavras ou páginas, ajustei um cronômetro por 20 a 30 minutos e rabisquei. Posso atestar que foi uma maneira incrível de começar o meu dia. Esvaziar meu cérebro na página me permitiu desvendar obstáculos criativos sem a pressão da perfeição, e muitas vezes saí pronto para colocar novas idéias em ação.

6. Hidratar

A maioria das pessoas sabe que a cafeína vai animar seu cérebro pela manhã. Mas enquanto você está pegando sua xícara de café da manhã, despeje um copo alto de água também.

A desidratação pode sugar seus sucos cognitivos – e não precisa ser drástico para você sentir o aperto mental.

“Descobrimos que quando as pessoas estão levemente desidratadas, elas realmente não se saem tão bem em tarefas que exigem processamento complexo ou em tarefas que exigem muita atenção”, Mindy Millard-Stafford, diretora do Laboratório de Fisiologia do Exercício do Georgia Institute of Tecnologia, disse à NPR.

Deseja adicionar um pouco de vitalidade extra à sua etapa? Esprema limão fresco na água. Sabe-se que o aroma ensolarado de citros ajuda na concentração.

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7. Faça seu coração disparar com exercícios

Uma dose saudável de exercício aumenta o fluxo sanguíneo em todo o corpo, sobrecarregando o cérebro com energia e oxigênio extras. Quer dar tudo de si? Bata no parque. Estudos mostram que os espaços verdes dão ao seu cérebro uma lufada de ar fresco, abrindo caminho para uma contemplação calma e melhor concentração.

Seja qual for o seu estilo de treino, o impulso é imediato. Veja como a neurocientista Wendy Suzuki explica isso em sua palestra no TEDWomen:

Um único treino que você faz aumentará imediatamente os níveis de neurotransmissores como dopamina, serotonina e noradrenalina. Isso vai aumentar seu humor logo após o treino. . . Meu laboratório mostrou que um único treino pode melhorar sua capacidade de mudar e concentrar a atenção, e essa melhoria de foco durará pelo menos duas horas.

Essa é uma boa razão para aproveitar ao máximo o seu tempo pós-treino. Adie tarefas sem sentido, como verificar o Slack ou o e-mail, pela primeira ou duas horas do dia de trabalho. Em vez disso, gaste alguns minutos atualizando sua lista de tarefas e depois faça um trabalho profundo enquanto seu cérebro está com o desempenho máximo.

Aqui está outra maneira simples de aumentar a produtividade

Deseja gastar menos tempo escrevendo listas de tarefas e mais tempo desmarcando tarefas? O TeamGantt é o parceiro perfeito para ajudar você a se concentrar no trabalho que mais importa.

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